Exportações de vinhos atingem 941 milhões de Euros

Ainda não foi desta que as exportações de vinhos portugueses ultrapassaram a barreira de mil milhões de euros. Não obstante, os dados avançados pela ViniPortugal dão conta de um valor de 941 milhões de euros em 2022, o que representa um aumento de 1,52% face ao período homólogo de 2021, sendo o valor mais elevado de sempre.
No conjunto das vendas, os países ditos terceiros representam 499 milhões de euros, face aos 427 milhões de euros do mercado da União Europeia. França mantém a liderança no que diz respeito às exportações, com um valor de 111 milhões de euros e um crescimento de 3,2% em comparação com 2021, logo seguida dos Estados Unidos da América, cujo valor em 2022 foi de 105 milhões de euros. Em terceiro lugar encontra-se o Reino Unido, com 83 milhões de euros. Ao contrário de 2021, uma das maiores subidas foi o mercado angolano com um crescimento de 103,6%, seguido do México com 74,6% e do Japão com 24,5%.
Os dados consolidados do IVV, referentes ainda ao período entre janeiro e novembro de 2022, dão conta de um volume de exportações de 306 milhões de litros, num valor de 875,6 milhões de euros, com um preço médio de 2,86 euros/litro, registando-se um ligeiro aumento em volume (+0,5%), aumento em valor (+1,9%) e preço médio (+1,4%) face ao período homólogo de 2021.
Estes valores são sustentados essencialmente pelo comportamento dos países terceiros, que apresentam crescimento nas 3 dimensões: em volume (+1,4%), em valor (+5,4%) e preço médio (+3,9%). No período em causa verifica-se, face ao período homólogo de 2021, e à semelhança do que se verificou em agosto e setembro, uma diminuição nas expedições para os países comunitários em volume (-0,5%), em valor (-2,2%) e preço médio (-1,7%)
França, Angola, E.U.A, Reino Unido e Brasil, são os países que estão no Top 5 dos mercados lusos em volume no período janeiro a novembro de 2022. Nos cinco mercados em análise, e à semelhança do verificado no período janeiro a outubro, apenas o mercado de Angola regista crescimento nos volumes importados (+72,4%). Estes cinco países no conjunto representaram em novembro de 2022, 44,6% do volume total exportado.
Ainda no capítulo dos mercados extra-comunitários, destaque para os 235,2% de crescimento do México em volume, passando de 131 para 439 hectolitros (o que representa, contudo, 0,2% da quota global das exportações em volume) e 191 mil euros em vendas. Já o preço médio por litro caiu 22,1%.
O Vinho do Porto regista, no período em causa, um comportamento negativo em volume (-8,4%), em valor (-4,9%) e aumento do preço médio (+3,8%) face ao período homólogo de 2021. Dado o peso do Vinho do Porto nas exportações nacionais (33,8%) a quebra de 4,6 % em valor representa uma quebra de 15 milhões de euros, sendo que a maior quebra se verificou no mercado do Reino Unido (-22,9%). Não obstante, o Vinho do Porto continua a ser a categoria mais exportada (295,7 milhões de euros), apesar de cair 4,9%. O Vinho Verde ocupa o segundo lugar, com 77,8 m,ilhões de euros (+6,8%), seguido do Alentejo (73,2 milhões de euros, +13,4%) e do Douro, nos 66,1 milhões (-1,85%). O Dão é aquela que apresenta maior crescimento num ano, entre novembro de 2021 e o mesmo mês de 2022 (+19,3%), para os 19,7 milhões de euros.
Quanto ao vinho tranquilo não certificado que representa no período em análise de 2022, 35,5% e 16,5% dos volume e valor total expedido / exportado, respetivamente, regista crescimento, face a 2021, em volume (+6,4%), valor (+6,9%) e preço médio (+0,5%).

Fonte: Revista de Vinhos, 2023
https://www.revistadevinhos.pt/noticias/alentejo-lanca-campanha-focada-na-sustentabilidade

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